Alimentos que ajudam a manter os dentes limpos

Alimentos que ajudam a manter os dentes limpos

Alimentos que ajudam a manter os dentes limpos

É possível selecionar para o cardápio alimentos que previnem gengivite, mau hálito e cáries, além de dar uma ajuda na limpeza bucal.

Maçã, cenoura, coco, amêndoas e castanhas, pera, kiwi, melancia, cenoura, acelga e pepino são boa opções para quem come fora e nem sempre pode dar a atenção devida à higiene oral.

“Alimentos fibrosos sempre ajudam na higienização oral”, diz o cirurgião-dentista Joel dos Santos. Ocorre que parte dos restos alimentares e bactérias dos dentes é removida com a mastigação.

Porém, não é permitido trocar o trio escova, pasta e fio dental, pelos alimentos detergentes. “A escovação tem a função de desorganizar o biofilme oral e não de remover detritos alimentares”, esclarece o dentista Hugo Roberto Lewgoy. Ele sugere que os restos de alimentos sejam removidos com fio dental ou escova interdental.

Reforço para a saúde bucal

Frutas e vegetais com vitamina C auxiliam na prevenção das gengivites e ajudam na manutenção da saúde dos tecidos de suporte dos dentes. Já leite, queijos, frutas frescas, vegetais e alimentos integrais são benéficos para a formação da estrutura dental e para a manutenção da saúde oral.
Como cardápio ideal para quem quer cuidar da saúde bucal, a nutricionista funcional Gismari Bertoncello incentiva o consumo de todas as frutas e verduras. “Dê preferência para as orgânicas e da época (que possuem mais nutrientes), inclua mais gorduras boas como castanhas e abacate e restrinja o consumo de açucares embutidos nos alimentos (biscoitos, sucos, pães brancos e refrigerantes)”, diz.

Lista de Compras

Invista em: sucos com couve (rica em magnésio e outros minerais importantes na calcificação), algas, todas as frutas e verduras, castanhas e nozes, ovos, alimentos ricos em fibras, a dupla arroz e feijão.
Passe longe de: açúcar, café, molhos, sucos industrializados e artificiais, refrigerantes, guloseimas, carboidratos refinados, alimentos extramente ácidos como limão (se consumidos excessivamente).

Onde encontrar:

 

  • Vitamina C : folhas verdes, frutas cítricas (laranja, limão, mexirica), abacaxi, acerola.
  • Cálcio : brócolis, soja, vegetais verdes escuros, leite e derivados
  • Magnésio : cereais integrais e vegetais folhosos escuros
  • Fósforo : leite, carne bovina, ovos, aves e peixes
  • Flúor : água e alimentos fortificados e alguns vegetais como: agrião, alho, cebola, couve e maçã

 

 

FONTE: http://saude.terra.com.br