Extra-Bucais

  • Panorâmica

panoramica_big

É uma técnica radiográfica que permite uma visão global de todas as estruturas que compõem o complexo maxilo-mandibular, com uma única exposição. Permite em pacientes jovens, o estudo dos padrões de erupção dentária, formação e desenvolvimento das raízes. Exame importante para o estudo de grandes áreas patológicas e a verificação de fraturas em pacientes politraumatizados. Com baixa dose de radiação, torna possível a avaliação dos grupos de dentes, maxila e mandíbula, cavidades nasais e seios maxilares em uma única radiografia.

Telerradiografia Lateral

teleradiografia

É uma radiografia lateral do crânio na qual o paciente é posicionado em norma lateral com o cefalostato do aparelho. Essa técnica é principalmente utilizada para ortodontia e cirurgia, pois ela permite a avaliação do crescimento e do desenvolvimento de maxila e mandíbula em relação à base do crânio, o estudo da adenóide, visualizar os processos patológicos e traumatismos. A partir desta radiografia são realizadas análises cefalométricas. Através de marcações de pontos padronizados é possível fazer uma avaliação mais apurada do padrão dentoesqueléticofacial do paciente. Essas medidas são realizadas através de programas específicos no computador, o que garante uma maior precisão.

Radiografia Carpal

carpal

A radiografia carpal é realizada com a mão e o punho do paciente posicionados próximo da película radiográfica, dessa maneira, também é chamada de “Radiografia de mão e punho”. Exame radiográfico indicado para diagnóstico da maturidade óssea da criança (idade fisiológica) em relação a sua idade cronológica (idade contada em anos), sendo assim o cirurgião-dentista tem condições de avaliar se o crescimento ósseo da criança está finalizado ou ainda irá continuar por algum tempo. Esse exame apresenta um preciso laudo computadorizado, onde são avaliados os ossos da mão da criança.

  • Índice Carpal
  • Curva de Crescimento

Axial

  • Análise LangLade

ATM

atm

É utilizada para visualização do posicionamento condilar em relação à fossa articular. Embora esse exame não possibilite o diagnóstico preciso da disfunção articular, ele contribui com informações valiosas sobre a anatomia da ATM, o posicionamento, o grau de movimentação e a relação com as estruturas circunvizinha.

Radiografia Frontal – PA

pa-frontal_big

É uma técnica realizada com distância cefalométrica, na qual o paciente é posicionado de norma frontal com o cefalostato do aparelho. Permite avaliar o crescimento lateral do crânio e a simetria entre o lado direito e esquerdo. É também utilizada em casos de cirurgias ortognáticas e de pacientes com traumatismo.